Convênio firmado entre o Governo do Pará e a prefeitura de Medicilândia, cidade do sudoeste do estado, está garantindo as obras de reconstrução e ampliação do hospital municipal e também a construção do mercado municipal.

De acordo com Joás Gomes, arquiteto da prefeitura de Medicilândia, as obras de ampliação do Hospital Municipal estão 93% concluídas. “Já estamos trabalhando nos últimos detalhes para que possamos entregar essa obra de tanta importância para o nosso município, incluindo um centro de diagnósticos, um mini auditório, novos leitos de enfermarias masculinas e femininas, e também enfermarias específicas para pediatria, com brinquedoteca e áreas que trarão um conforto maior para as nossas crianças”, detalha o profissional.

Já o mercado municipal está com percentual de avanço de cerca de 85%, ou seja, já entrando na parte de acabamentos. “Entregaremos áreas para a venda de carne e para a venda de peixes com revestimentos específicos para o manuseio com salubridade e segurança alimentar. Também entregaremos espaços para bancas, com locais dignos para vendas, e tudo totalmente pensado para a funcionalidade, com estacionamento amplo na parte da frente, área de circulação. Teremos ainda um belíssimo pórtico, pensado para homenagear nossos pioneiros. Quem passar na frente do pórtico vai ver estruturas robustas, jardins altos”, afirma o arquiteto.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, o novo hospital vai atender um anseio da população, com espaço para realizar exames de imagem, por exemplo, que vai trazer ainda mais qualidade e agilidade ao atendimento dos usuários de Medicilândia. “O entendimento do nosso governo é proporcionar também que os municípios, por meio dos convênios, tenham as melhores capacidades de atendimento e de atender o usuário com dignidade”, relata. As obras foram iniciadas em fevereiro deste ano, e foram orçadas em R$ 4,2 milhões.

Nalva Fontes é usuária do Hospital Municipal de Medicilândia e está com uma expectativa muito grande. “Vai ser uma maravilha, vai ser uma bênção de Deus. Estou acompanhando as obras, passo lá na frente, está ficando muito bonito, está sendo feito um trabalho de qualidade.

Eu já precisei e preciso sempre do Hospital Municipal aqui de Medicilândia, não só para mim, mas para familiares, amigos que moram na roça e precisam de ajuda para marcar consultas. Com certeza esse novo hospital virá com mais equipamentos, vai melhorar, será muito bom para a nossa saúde. O novo hospital virá num momento muito bom mesmo”, avalia.